NORDESTINA[

SELECIONADOS PARA A MOSTRA COMPETITIVA DE GAMES


Assista as obras selecionadas na plataforma Nordestina Play

NORDESTINA[

Assista aqui

PIXCODELICS | Série


Premiação: Menção Honrosa pela Série de Animação


A série se passa numa cidade fictícia chamada Lowpolys dentro do 'mundo' da internet, e conta a história de quatro crianças chamadas Pix, Nerd, Hack e Mary Chat, (Todas criadas por emoticons) possuidoras de artefatos especiais que lhes dão poderes incríveis para que com a ajuda do misterioso oráculo Dotcom consigam cumprir o importante dever de salvar a internet dos perigosos planos do malvado e brilhante cientista Dr. Ping e seu atrapalhado assistente felino Katslock, que retornaram do futuro com o objetivo de evitar a 'Paz Mundial' que a internet posteriormente ocasionou.

Ritos de Passagem | Longa


Premiação: Melhor Longa de Animação


Ritos de Passagem fala do Santo e do Guerreiro, símbolos de justiça e liberdade na cultura nordestina e sua luta pela afirmação do seu povo. Enquanto deixam os vivos na Barca de Caronte, perante o Anjo e o Demo, rememoram: o Guerreiro, as andanças com o bando no sertão sem lei; o Santo, a peleja para construir uma vida libertaria e farta. Vivos no imaginário do contexto socio-cultural em que viveram, inspiram a expressão popular no cordel escrito e cantado pelos atos de bravura e solidariedade.

Corações Encouraçados | Curta


Premiação: Melhor curta de Animação Baiano


No cenário fascinante de um Brasil esquecido, Ana reza a espera de um milagre: a chuva. Enquanto isso, João atravessa o sertão na esperança de conseguir levar água para casa, antes que Ana dê a luz.

O Muro era Muito Alto | Curta


Premiação: Menção Honrosa pela trajetória histórica na Animação


Existia esse ratinho. Todo dia ele se aproximava do muro e ficava olhando para cima. Na verdade, ele tinha muita vontade de subir o muro.

Até a China | Curta


Premiação: Menção Honrosa pela trajetória histórica na Animação


Fui pra China só com bagagem de mão. Na China os motociclistas usam casaco ao contrário e os restaurantes servem cabeças de peixe, lagostins e enguias. A funcionária do evento estuda cinema e gosta de filmes de Kung Fu. Comprei pés de galinha embalados a vácuo.

Maria Quitéria Honra e Glória | Curta


Premiação: Menção Honrosa de Curta de Animação Baiano


Enquanto tenta tomar a trincheira inimiga, o soldado Medeiros se recorda da infância pacata no sitio licurizeiro quando todos o conheciam pelo seu nome de batismo, Maria Quitéria de Jesus.

O Violeiro Fantasma | Curta


Premiação: Menção Honrosa pelo Conjunto da Obra


O Violeiro fantasma com o som de sua viola, apresenta um sertão mágico e psicodélico através da poesia de cordel.

Quando a Chuva Vem? | Curta


Premiação: Destaque da Diversidade na Animação - Obra Dirigida por Realizadores Negros


: A seca que assolou o nordeste do Brasil entre os anos de 1979 e 1985, marcou para sempre a vida da população sertaneja do estado de Pernambuco, o grande período sem chuva levou a população a um quadro de pobreza e abandono, em uma das poucas famílias que resistiram crescia uma criança sem ver ou sentir a beleza da chuva.

Icamiabas na Cidade Amazônica | Série


Premiação: Melhor Série de Animação


As Icamiabas Iuna, Laci, Conori e Thyhi são estagiárias dos deuses que têm que proteger a fantástica Cidade Amazônia de ameaças extraordinárias como o esfomeado Mapim-Guari, a cobra grande Boiuna e o totalitário Anhangá.

@disexta | Curta


Premiação: Melhor curta de Animação Nacional


Em 2013 o Brasil se prepara para receber a copa do mundo de futebol e olimpíadas. Foi encontrado o pré-sal uma das maiores reservas de petróleo do mundo. A taxa de desemprego é de 4%. PIB é de USD 2.473 trilhão. Acompanhando as manchetes e chamadas dos telejornais, o cartunista @disexta desenha charges das mudanças no país. Se hoje os brasileiros enfrentam uma política truculenta, seu começo foi aqui.

Apneia | Curta


Premiação: Destaque da Diversidade na Animação


Muriel não sabia nadar, tinha tanto medo. Um medo que ecoava a distância de sua mãe e trazia à tona os pavores e monstros da infância. Mergulhada em si mesma, ela busca agora a voz e o ar que sempre lhe faltou como menina e mulher.

Nana & Nilo na Cidade Verde | Curta


Premiação: Homenagem (in memorian)


Nana, Nilo e Alice viajam para o futuro para conhecerem um lugar incrível, a Cidade Verde, onde a sabedoria de povos indígenas e quilombolas ensinam a cuidar do Meio Ambiente através dos princípios tekoporã e ubuntu.

Mitos Indígenas em Travessia | Curta


Premiação: Menção Honrosa de Curta de Animação Nacional


Seis histórias indígenas dos tempos antigos das etnias Kuikuro (Aldeia Afukuri, Terra Índígena Parque do Xingu, Mato Grosso), Javaé (Aldeia São João, Terra Indígena Parque do Araguaia, Ilha do Bananal, Tocantins) e Kadiwéu (Aldeia São João, Terra Indígena Kadiwéu, Mato Grosso do Sul). Entre as histórias: A Ema, O Menino-Peixe, As Mulheres Sem Rosto, A Via Láctea, A Menina Cobra, e O Urubu-Rei.

Viagem na Chuva | Curta


Premiação: Menção Honrosa pelo Conjunto da Obra


A chuva assim como o circo, percorre um longo caminho até seu lugar de destino. Quando se vão, ficam as lembranças.

O Menino Cabeça de Flor | Curta


Premiação: Destaque da Diversidade na Animação - Obra Jovem Realizador/Realizadora


As flores do menino cabeça-de-flor sempre lhe trouxeram orgulho e alegria, mas tudo mudará no primeiro dia da escola, quando ele enfrentará o bullying dos seus colegas.

MOSTRA COMPETITIVA DE ANIMAÇÃO

INSCRIÇÕES: ATÉ 14 DE ABRIL DE 2021


Convidamos produtores e realizadores a enviarem suas obras de animação para participar da Mostra Competitiva, da V Edição do #ANIMAÍ, evento pioneiro e baiano, com foco em animação e games a ser realizado de 06 a 25 de abril de 2021, com uma programação gratuita e totalmente virtual, composta mostras competitivas de animação e games, wébnário, palestras, workshops e exposições virtuais. Estamos recebendo curtas, longas e obras seriadas de animação produzidas de 2010 a 2020. Envie sua obra até 14 de Abril de 2021.

Com quatro edições anteriores o evento foi realizado de 2007 a 2010 e vem na sua quinta edição após um hiato de 10 anos trazer a Bahia de volta ao foco da animação, por meio do Prêmio Jorge Portugal e conta com recursos da Lei Aldir Blanc, gerando novas oportunidades para os nossos produtores e novos olhares do público consumidor. As categorias da Mostra competitiva para animação são: • 01 - Melhor Curta Animação Nacional, • 01 - Melhor curta de Animação Baiano, • 01 - Melhor Longa de Animação, • 01 - Melhor Série de Animação, • 03 - Prêmio Destaque da Diversidade na Animação com 03 contemplações.